O tipo mais comum de manutenção de pneus é o alinhamento, pois ele trabalha diretamente com a suspensão do carro, o que, se mal feito ou ignorado, pode causar avarias, prejudicando o equilíbrio, segurança e rodagem do veículo. Então, é bom sempre ficar de olho nisso.
O alinhamento nada mais é que um processo que regula os ângulos de direção e suspensão do carro. Esses três tipos de desalinhamento são definidos como:
- Divergência ou convergência: inclinação positiva o negativa dos pneus no eixo horizontal;
- Câmber: inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo vertical;
- Cáster: inclinação do pino mestre em relação à suspensão.
O alinhamento da maioria dos veículos é projetado para minimizar o desgaste e também maximizar o conforto do motorista. Se quiser melhorar o desempenho do seu veículo, pode ajustar o alinhamento dos pneus. Carros diferentes possuem necessidades diferentes. Portanto, não há nenhuma exigência universal para alinhamento de carro.
A necessidade de fazer alinhamento geralmente é perceptível quando, ao dirigir o carro em uma linha reta, você solta o volante sutilmente e percebe que ele pode “puxar” para a direita ou esquerda. O alinhamento ajusta os ângulos das rodas e faz com que elas fiquem literalmente alinhadas, perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Assim a direção do carro não sofre alteração.