Pneus

Pneus

Os pneus são itens de segurança importantíssimos, mas que muitas vezes não recebem a devida atenção dos motoristas. Principalmente pelo fato de que muitas avarias, más condições e falta de conservação somente serão percebidas tarde demais, ao contrário de uma falha de injeção ou ruídos do motor, que são mais facilmente percebidos.

Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve ter para evitar surpresas.

A primeira coisa que deve ficar atento é a calibração dos pneus. Para que o comportamento do carro não seja afetado, é muito importante que os pneus estejam com os níveis de pressão adequados. Vale lembrar que pneus com pressão baixa faz com que seu carro consuma mais combustível. Por isso, o ideal é a cada 15 dias os motoristas calibrem os pneus do veículo com a pressão indicada no manual do proprietário.

Outro cuidado é com o alinhamento dos pneus. O desalinhamento dos pneus podem afetar em até 50% da vida útil do pneu, além de afetar os sistemas de direção e suspensão. Cada vez que for realizar a revisão no carro, o indicado é que o motorista faça o alinhamento dos pneus. Mas não confunda alinhamentos dos pneus com alinhamento do carro (vide aqui o tópico sobre Alinhamento do Carro). Outra maneira é observar se há diferença no desgaste dos pneus.

Outra dica importante é fazer o rodízio dos pneus a cada revisão. Os pneus localizados na área de tração acabam se desgastando mais rápido que os outros. Para que os pneus se desgastem uniformemente, é preciso realizar o rodízio, isso estende a vida útil dos pneus e também evita que o carro escape nas curvas ou frenagens.

O estepe também merece atenção especial. Um item que todos só lembram quando precisa, já que muitos o deixa esquecido no carro. Nunca se sabe quando será preciso usá-lo, por isso é importante que ele esteja em perfeitas condições de uso sempre. Para que isso aconteça é preciso calibrar o estepe a cada 15 dias.

Por fim, os motoristas também precisam ficar atentos ao momento certo para fazer a troca dos pneus. Muitas pessoas deixam para trocar os pneus apenas quando eles estão “carecas”, porém, o indicado é que esta troca seja feita bem antes, seguindo os indicadores de desgaste dos pneus. Para quem não sabe onde estes indicadores ficam, eles podem ser localizados por meio por meio de triângulos ou pela sigla TWI nas laterais. Ao olhar para os sulcos do pneu na direção indicada, o motorista poderá enxergar pequenas lombadas. Se estas marcações aparecerem, já está na hora do motorista fazer a troca do pneu.