Injeção Eletrônica

Injeção Eletrônica

Cuidados necessários para uma boa conservação do sistema de injeção eletrônica:

Economia de combustível

A injeção eletrônica é o sistema de alimentação de combustível que substituiu os carburadores e melhorou o desempenho dos motores, diminuindo o consumo de combustível e reduzindo a emissão de gases poluentes. Isso é possível porque o sistema de injeção eletrônico permite um controle mais completo e adequado da mistura de ar e combustível que entra no motor.

O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examina as informações e, com base em outros dados gravados em sua memória, envia comandos para diversos atuadores. Esse procedimento é efetuado várias vezes por minuto.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é importante, já que as peças do sistema eletrônico são bem mais caras que as do sistema carburado. A prevenção também serve para as peças periféricas, pois velas e cabos com defeito acabam danificando peças mais caras, como os sensores ou a central eletrônica da injeção.

Problemas típicos na injeção eletrônica

Geralmente, quando o sistema de injeção apresenta sinais de ineficiência, o motor fica engasgando e com pouco rendimento, a marcha lenta fica irregular e a potência do veículo diminui.

Prevenção de problemas

Seguir as especificações do manual do proprietário é fundamental, porque lá estão informações como a periodicidade em que os bicos injetores, velas e válvulas devem ser limpos e a durabilidade dos filtros de combustível.

Uma das principais medidas de prevenção é a limpeza dos bicos injetores, que deve ser feita a cada 30 mil km, para evitar que sujeiras e resíduos do combustível prejudiquem o funcionamento do sistema.

Evite bombear o acelerador

Os erros mais comuns que os donos dos carros cometem são “bombear” o acelerador ao ligar ou desligar o motor, ou tentar fazer o carro “pegar no tranco”. Nesses dois casos, haverá excesso de combustível na câmara de combustão, o que prejudica a eficiência da injeção.

Repare no painel

Os carros com injeção eletrônica possuem uma luz que fica acesa em caso de pane no sistema.

Evite guiar com o combustível na reserva

Quando o nível do combustível do carro está na reserva, a sujeira depositada no fundo do tanque entra no sistema de alimentação e entope filtros e bicos injetores, além de superaquecer a bomba. O contrário também deve ser evitado: encher o tanque completamente pode danificar a bomba e as válvulas de injeção.

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